Este ano, no Centro Social Paroquial do Entroncamento, mais uma vez, vivenciou-se o “Dia Internacional da Mulher”, onde todas as colaboradoras foram presenteadas com um miminho.
O Centro Social Paroquial do Entroncamento deseja a todas as mulheres um feliz Dia da Mulher!
CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
INÍCIO DO ANO LETIVO DA ESCOLA RUMO AO FUTURO
A Escola Rumo ao Futuro, no dia 30 de setembro, assinalou a abertura do ano letivo com uma celebração eucarística presidida pelo Padre João Forjaz do Monte e Freitas e concelebrada pelo Padre Luciano Natal Brasil Oliveira.
A celebração, que teve como mote, «Que tipo de terreno sou eu?», foi dinamizada pela turma do 4º ano e por um grupo de pais, com a ajuda da Irmã Maria de Jesus, promovendo assim o envolvimento, dos pais/educadores com a comunidade educativa.
Fica o registo fotográfico (fotos de José Eduardo Rebelo).
“Dia Internacional da Mulher”
08 de Março
Este ano, no Centro Social Paroquial do Entroncamento, mais uma vez, vivenciou-se o “Dia Internacional da Mulher”, onde todas as colaboradoras foram presenteadas com um miminho.
O Centro Social Paroquial do Entroncamento deseja a todas as mulheres um feliz Dia da Mulher!
É verão… Os dias são mais longos, os fins-de-semana muito preenchidos e as férias, das crianças e dos adultos, requerem muitas atividades para manter a pequenada entretida e feliz da vida!
Sugerimos uma lista de 100 atividades giras e originais para se fazerem em família até ao fim do verão! Divirtam-se!
Ver o sol nascer na praia…
Observação de estrelas…
Fazer uma caminhada…
Aprender uma língua nova…
Jogar às escondidas durante o dia…
Jogar às escondidas durante a noite…
Observar pirilampos…
Visitar o Jardim Zoológico…
Organizar uma venda de garagem (ajude as crianças a desfazerem-se das coisas que já não querem/usam)…
Fazer colares/pulseiras de missangas…
Contar histórias à volta de uma fogueira…
Aprender uma coreografia divertida…
Descobrir todos os parques infantis da vossa cidade…
Apanhar flores e fazer arranjos para casa…
Fazer um teatro de sombras…
Organizar uma caça ao tesouro…
Fazer sabonetes caseiros…
Jogar à macaca...
Começar um jardim…
Luta de pistolas de água…
Brincar na lama…
Criar uma cidade de Legos…
Fazer um passeio de bicicleta em família (ou vários!)…
A Feirinha realizada pelos dois grupos de 2 anos A e B, pretendeu ir ao encontro de uma das temáticas “A Reciclagem” que temos vindo a desenvolver nestes últimos três anos letivos no Centro Social Paroquial do Entroncamento.
Recursos Materiais: Para esta atividade foram considerados alguns artigos (roupas e brinquedos) usados pelas crianças destes grupos etários entre outros brinquedos construídos pelas respetivas salas de atividades.
Objetivos: Oferecer a todas as famílias da instituição a possibilidade de angariarem artigos em muito “bom estado” e até sem uso, a custo zero (sem preços); a não ser que as referidas famílias queiram deixar algum donativo.
Recursos Humanos: Famílias em geral e equipa educativa (famílias, crianças e responsáveis) dos grupos de 2 anos.
Objetivos atingidos: Em minha opinião este evento solidário e de partilha realizou-se com sucesso. Apesar do “guarda-roupa” não ter tido muita procura, os brinquedos em geral foram muito apreciados e quase todos adquiridos pelas famílias.
Relativamente às pequenas contribuições monetárias oferecidas pelas famílias destinam-se à compra de mais material para os dois grupos organizadores, conforme temos vindo também a receber da nossa Direção.
Numa instituição como a nossa é importante haver iniciativas desta natureza, pois juntos ajudámos o nosso planeta porque separámos, reduzimos, transformámos e reutilizámos.
Beijinhos do grupo 2 anos B e até à próxima publicação
Macacos trapezistas
Bola antistress
Exmos. Encarregados de Educação e Famílias:
O Centro Social Paroquial do Entroncamento e a Escola Rumo ao Futuro têm o prazer de vos convidar para participar nesta ação, a realizar no dia 3 de junho, pelas 20h30. É uma ação de caráter gratuito, oferecida pela instituição.
É de extrema importância a vossa presença para que possam, em conjunto connosco, escola, ajudar os vossos educandos na tarefa, por vezes tão complexa, que é o aprender e ensinar a estudar.
Esta ação está aberta a todos os encarregados de educação/famílias, independentemente da idade dos vossos educandos uma vez que, mais tarde ou mais cedo, todos irão necessitar destes conhecimentos.
www.renatopaiva.com
Renato Paiva é diretor da Clínica da Educação e da Academia wowstudy. Licenciado no Curso de Professores do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Setúbal, mestre em Multimédia na Educação pela Universidade de Aveiro.
Tem uma vasta experiência como formador de professores, como consultor pedagógico e no apoio terapêutico-pedagógico às dificuldades de aprendizagem e na área da orientação escolar para pais e alunos.
O autor exerce também coaching pedagógico de alto rendimento escolar. Entre 2003 e 2006, colaborou com as Escolas Superiores de Educação de Lisboa e Setúbal na formação de professores.
Desde 2007 que é consultor pedagógico de vários estabelecimentos de ensino. Colabora regularmente com a imprensa onde escreve artigos para as revistas Pais e Filhos, Mãe
Ideal, Bebé D’Hoje, Super Bebés, Coisas de Criança, Mais Educativa, Zen Energy.
É frequentemente convidado em programas de televisão e rádio para abordar temas relacionados com Educação.
(fonte: www.esferadoslivros.pt/autores.php?id=76)
Em 2007, editou o livro SOS Tenho de Passar de Ano, em 2012, Ensina o Teu Filho a Estudar e em 2014, O Segredo Para Alcançar o Sucesso na Escola. Também editou, com a coautora Sara Louro, o Caderno de Estimulação e Reeducação – Psicomotricidade, em 2013.
FESTA DA FLOR
Uma vez mais, a Câmara Municipal do Entroncamento está a organizar a Festa da Flor, que irá decorrer de 20 a 28 de Maio. Mais uma vez, o Centro Social Paroquial do Entroncamento foi convidado a participar nesta iniciativa. Este ano, em conjunto com a Escola João de Deus e o Jardim de Infância da Encoprof, iremos ornamentar a Praça Salgueiro Maia.
Neste sentido, foi pedido aos pais que nos ajudassem a elaborar as flores que serão usadas para adornar a Praça Salgueiro Maia, convidando-os a virem até à nossa escola, para que, em conjunto com as educadoras/professoras/ajudantes de acção educativa, nos ajudassem a elaborar as flores necessárias à decoração da Praça Salgueiro Maia.
Nos dias 06 e 09 de Maio, a partir das 17:00 horas, preparámo-nos para receber os pais, que foram chegando e nos foram ajudando a elaborar as flores. Ficámos muito satisfeitos, pois a aderência dos pais a este convite foi muito boa e todos eles se mostraram muito participativos.
No final do dia 09 de Maio, já tínhamos 520 flores prontinhas! Muito obrigado a todos os colaboradores do CSPE e a todos os pais por terem recebido tão bem este convite e por nos terem ajudado. Muito obrigada a todos pela vossa ajuda e pela vossa disponibilidade!
Rita Rosário
SALA DOS PINTAROLAS - 4 ANOS B
As crianças da sala dos 4 anos B acolheram a Primavera com alegria e entusiasmo.
E para celebrar esta estação do ano elaboraram borboletas para decorar a sala.
Foram realizadas várias atividades de expressão plástica na decoração das Borboletas, tais como:
- pintura com guache;
- pintura com glitter e colagem de bolinhas de papel crepe;
- rasgagem e colagem de papel seda;
- pintura com berlindes.
“Crianças são como borboletas ao vento. Umas voam rápido, outras voam lentamente, mas todas voam do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, linda, cada uma é especial.”
Ed. Cristina Reis
PESTINHAS & COMPANHIA - 1 ANO B
O DESFRALDE
O desfralde, é sem dúvida um dos grandes marcos do desenvolvimento infantil, bem como um desafio para pais e crianças. Além disso, é igualmente um dos primeiros passos rumo à autonomia da criança.
Para esta, é uma tarefa nova, que implica adaptações.
Por volta dos 18 meses, é uma boa idade para verificar se a criança está preparada para este processo. Porém, não é necessário ter pressa, pois cada criança tem o seu ritmo.
A Beatriz Santos, a Beatriz Maia, o José, a Matilde, o Simão, a Sofia e o Tomás da sala Pestinhas & Companhia, já iniciarem este processo no início de abril. E estão a portar-se muito bem.
A Diana, o Gabriel, a Beatriz Rodrigues, a Mariana e o Santiago também mostraram iniciativa em ir ao bacio e a meio de abril também experimentaram. E não é que nos têm surpreendido, pela positiva?
Nós, equipa de sala, estamos muito orgulhosas dos nossos meninos.
Queremos agradecer aos pais, por trabalharem em parceria com a escola, pois torna a adaptação ao bacio mais fácil, para as crianças e com mais sucesso.
Deixo-vos um folheto informativo, acerca do desfralde.